Avaliação!

O blog Anatomia e Fisiologia Humana - Os Tecidos (A.F.H. - Os Tecidos) é uma atividade proposta pela disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
As postagens são avaliadas mensalmente (durante quatro meses) pela professora responsável pela disciplina e irá compor uma nota ao final do semestre.
Vamos apresentar para vocês a nota da primeira avaliação, referente as postagens do mês de Março!
Nota = 4,6
Confira as postagens e dê sua opinião! Post a sua avaliação sobre o blog!

Bichat

Bichat ou Bicha?
O que é Bicha? O que é Bichat? Ambos são a mesma coisa!?
Será que sim, será que não!? Tempo para pensar!
Afinal o que ou quem é isso!? Eita dúvida! Hehe
E aí pessoal chegaram a uma conclusão? Sim!? Não!?

Vamos esclarecer então!
Bicha e Bichat não são a mesma coisa! Aliás tem significados bem diferentes, veja!
Segundo o dicionário o termo Bicha é utilizado como nome comum a todos os vermes e répteis de corpo alongado¹, brinquedo infantil que imita cobra ou lagarto², aguardente, cachaça³. Você sabia disso? Não? Pois bem eu também não sabia, afinal esse termo é muito utilizado ao se referir a homossexuais, uma forma um tanto agressiva!
Bom, vamos ao que realmente interessa, Bichat não é bicha, aliás o que poucos sabem é que, Marie-François-Xavier Bichat (1771-1802) foi um anatomista e fisiologista francês. Seus estudos sistemáticos sobre os tecidos do corpo humano ajudaram a fundar a histologia. As noções de órgãos e tecidos são devidas a ele, como também as relações entre órgãos e as funções. Foi o criador da Anatomia Geral e da doutrina da identidade dos tecidos e dos órgãos diversos. Interessante!!!

Marie-François-Xavier Bichat (1771-1802), criador da Anatomia Geral! Lembrado como pai da moderna histologia e patologia.

Para saber mais sobre os tecidos, leia os demais posts que se encontram a direita da página!
Fonte:
Walker, Daniel (2000). O Corpo Humano é Engraçado. Juazeiro do Norte, 2°Ed. p.61. Disponível online: http://www.scribd.com/doc/2616547/O-Corpo-Humano-e-Engracado 
Wikipédia. Marie-François-Xavier Bichat (1771-1802). Disponível online: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Fran%C3%A7ois_Xavier_Bichat

O Corpo Hunano: Não é Loja mas tem Tecidos'

O Corpo Humano: Não é loja mas tem tecidos! 
Que tipo de tecido?
Será tecidos de se fazer roupas? Toalhas? Lençol? Guardanapos? [...]
Hum!??


Pense um pouco!

Esse tecido que estamos falando não é nenhum dos tipos citados anteriormente!
Será que tecido então!?

São os tecidos que compõem todo o corpo humano!!!

O corpo humano possui basicamente três grupos de tecidos, os quais de distribuem formando quatro tipos: os tecidos epiteliais, os tecidos conjuntivos e os tecidos musculares e nervoso. Os tecidos se formam pela reunião de células diferenciadas, harmonizadas, e as vezes integradas com substâncias intercelulares para desempenhar uma determinada função. O conceito segundo o qual os tecidos são formados por células idênticas merece um reparo, pois os tecidos conjuntivos, por exemplo, são formados por células de diferentes tipos.

Fique por dentro! Para saber um pouco mais leia os próximos posts! Não esqueça de postar o seu comentário, ele é fundamental para que possamos aprimorar as postagens!
Até a próxima pessoal!

Fonte:
Beto e Nana. O dia de um casal muito feliz. Disponível em: http://beto-nana.blogspot.com/2010_01_01_archive.html
Walker, Daniel (2000). O Corpo Humano é Engraçado. Juazeiro do Norte, 2°Ed. p.61. Disponível online: http://www.scribd.com/doc/2616547/O-Corpo-Humano-e-Engracado
Estilokoncor. Tecidos de poá. Disponível em: http://estilokomcor.blogspot.com/2008/07/tecidos-de-po.html

Tecido Muscular

Você sabe como o seu corpo é capaz de se movimentar?
Quais tecidos são responsáveis pelos movimentos corporais? Como é a sua composição?
Quais os mecanismos envolvidos no movimento do corpo humano?


Uma dica rápida: São constituídos por células alongadas!
São classificados em três tipos!
E aí conseguiu adivinhar! Ainda não!?
Lá vai a resposta pra você:
São os tecidos musculares responsáveis pelos movimentos corporais e são constituídos por células alongadas denominadas fibras musculares. Classificados em tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular estriado cardíaco e tecido muscular liso.

Para saber mais e responder a essas e outras dúvidas leia os posts abaixo, assista aos vídeos que explicam detalhadamente como tais processos ocorrem e não deixe de postar o seu comentário!

Fonte:
☼ Anatomia Humana. Vídeos e Animações. Disponível online: http://www.anatomiaonline.com/animacao/index.htm
☼ Roça, Roberto de Oliveira. Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Botucatu, São Paulo. Disponível online: http://pucrs.campus2.br/~thompson/Roca101.pdf
Tipos de Tecido  Muscular

De acordo com as caracteristicas morfologicas e funcionais, podemos distinguir três tipos de tecido muscular: o músculo liso, formado por aglomerados de células fusiformes que não possuem estrias transversais; o processo de contração é lento e não está sujeito a controle voluntário. O músculo estriado esquelético, formado por feixes de células cilindricas muito longas e multinucleadas, que apresentam estriações transversais; tem contração rápida, e sujeita ao controle voluntário. O músculo estriado cardíaco que também apresenta estrias transversais, é formado por células alongadas e ramificadas, que se unem longitudinalmente às células vizinhas, formando uma rede; apresentam contração involuntária e rítmica.

Tipos de tecido muscular: da direita para a esquerda temos → Tecido muscular liso, formado por células fusiformes; Tecido muscular estriado esquelético, formado por células cilíndricas e Tecido muscular estriado cardíaco, formado por células alongadas e ramificadas.

Principais características dos músculos esquelético, liso e cardíaco.

Fonte:
Portal São Francisco. Sistema muscular. Disponível online: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-muscular/sistema-muscular-29.php
Roça, Roberto de Oliveira. Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Botucatu, São Paulo. Disponível online: http://pucrs.campus2.br/~thompson/Roca101.pdf
Fibra Muscular

A fibra muscular é a unidade fundamental na estrutura do músculo. Cada fibra apresenta-se envolvida por tecido conjuntivo denominado endomísio. As fibras agrupam-se para constituir os feixes musculares, sendo também envolvidos por um tecido conjuntivo denominado perimísio. O músculo, constituído por agrupamento de feixes, é envolvido pelo epimísio, também de tecido conjuntivo. Portanto, na constituição de músculo, estão intimamente associadas as fibras musculares e o tecido conjuntivo.


Representação diagramática da estrutura muscular macroscópica: Observar que a fibra muscular é constituida por feixes que são envolvidos pelo perimísio, o conjunto de vários feixes são envolvidos pelo epimísio e a fibra muscular é envolta por endomísio.

Fonte:
Embrapa. Conhecendo a carne que você come: noções de ciência da carne. Disponível online: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/doc/doc77/03nocoescarne.html
Roça, Roberto de Oliveira. Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Botucatu, São Paulo. Disponível online: http://pucrs.campus2.br/~thompson/Roca101.pdf
Fibras Musculares

Têm-se três tipos de fibras musculares esqueléticas: fibras vermelhas, que apresentam alto conteúdo de citocromo e mioglobina, os responsáveis pela sua cor característica. Retiram energia principalmente através de processos de oxidação fosforilativa, possuindo portanto grande quantidade de mitocôndrias. São fibras de contração mais lenta e são encontradas na coxa e asa das aves e na membrana dos mamíferos; fibras brancas, que contém baixo teor de citocromo, mioglobina e as mitocôndrias. Utilizam energia obtida através de processos de glicóse. São de contração rápida e como exemplo tem os músculos peitorais das aves; e fibras intermediárias, que apresentam características intermediárias entre os dois tipos acima citados.

Fonte:
Roça, Roberto de Oliveira. Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Botucatu, São Paulo. Disponível online: http://pucrs.campus2.br/~thompson/Roca101.pdf

Tecido Muscular & Contração Muscular

Para entender melhor os mecanismos que envolvem o funcionamento do nosso corpo, assista os vídeos abaixos que explicam detalhadamente como é constituído o tecido muscular, bem como os mecaninsmos envolvidos no processo de contração muscular.
Os vídeos a seguir foram desenvolvidos pelo Departamento de Bioquímica Médica da  Universidade Federal do Rio de Janeiro, visando a educação, divulgação e difusão científica. São apresentados em quatro partes que apresentam as características histológicas e fisiológicas do tecido muscular.

VÍDEO I:  Esse vídeo apresenta uma pequena introdução sobre o tecido muscular, mostrando os três tipos de tecido muscular: o esquelético, cardíaco e liso.


VÍDEO II: As células do músculo esquelético são também chamadas de fibras musculares, entenda como são compostas as fibras musculares e como ocorre a contração muscular...



VÍDEO III: Esse vídeo mostra a despolarização do sarcolema e os mecanismos que envolvem o retorno do Cálcio para o interior do retículo.



VÍDEO IV: E para concluir, no vídeo abaixo é apresentado as diferenças básicas entre os três tipos de músculo.



Espero que os vídeos tenha ajudado você a compreender uma pouco melhor os processos que envolvem os movimentos do nosso corpo. Os vídeos são de fundamental importância pois nos ajudam a entender melhor determinados processos fisiológicos. Postem seus comentários, sobre o que acharam dos vídeos, aguardamos sugestões!