Células do Tecido Conjuntivo

Algumas células deste tecido são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo; outras, tais como os leucócitos, vêm de outros territórios e podem habitar temporariamente o tecido conjuntivo. As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. Veja as funções das células do tecido conjuntivo na Tabela 1.


 
CURIOSIDADES:

Vocês sabem de qual tipo de tecido é constituída aquelas cicatrizes deixada por lesões em nossa pele??? Ou para onde vão os restos de tecidos do útero, que aumentaram de tamanho durante a gravidez, após o parto???

→ A capacidade regenerativa dos tecidos conjuntivos é claramente observada quando os tecidos são destruídos por lesões inflamatórias ou traumáticas. Nesses casos, os espaços deixados pela lesão em tecidos cuja as células não são capazes de se regenerar (p. ex., músculo cardíaco) são preenchidos por uma cicatriz de tecido conjuntivo. A cicatrização de incisões cirúrgicas depende da capacidade do tecido conjuntivo de se regenerar. A principal célula envolvida na cicatrização é o fibroblasto (Fig. 1).

→ Os macrófagos (Fig. 1) têm papel importante na remoção de restos celulares e componentes extracelulares alterados formados durante os processos de involução fisiológica. Por exemplo, durante a gestação o útero aumenta de tamanho e sua parede se torna espessa. Imediatamente após o parto, este órgão sofre uma involução durante a qual parte dos seus tecidos são destruídos pela ação de macrófagos.


Figura 1. A. Corte histológico do tecido conjuntivo frouxo mostrando vários fibrobastos, indicados pela letra F. B. Célula gigante (*) formada pela fusão de vários macrófagos.

Referências:
http://www.infoescola.com/biologia/tecido-conjuntivo/. Acesso em: 31 de maio de 2010.
☼ JUNQUEIRA, Luiz C. e CARNEIRO, José. Histologia Básica. 10ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara e Koogan S.A.

0 comentários:

Postar um comentário