Tipos de Tecido Conjuntivo

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

 É o tecido conjuntivo que faz a estruturação e o suporte. Pode ser do tipo frouxo ou denso.

Frouxo - suporta estruturas que estão sujeitas a pequenos atritos e pressão, sendo encontrado preenchendo espaços entre células, suportando células epiteliais e em torno dos vasos sanguíneos e nas membranas serosas (Fig. 3)

Denso - tem a mesma composição que o frouxo, porém possui menor quantidade de células e abundantes fibras colágenas, oferecendo assim resistência e proteção ao tecido. Ele é também menos flexível e mais resistente à tensão. (Fig. 3)

Elástico - é composto por feixes espessos e paralelos de fibras elásticas. O espaço entre as fibras é ocupado por fibras delgadas de colágeno e fibroblastos achatados. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis.

Figura 3. Corte histológico da pele de rato em fase de cicatrização pós-lesão.



TECIDO ADIPOSO


É uma especialização do tecido conjuntivo, caracterizado pela presença de adipócitos, células que armazenam gordura. Os adipócitos são encontrados isolados ou em aglomerados, formando o tecido adiposo.

É o maior depósito corporal de energia, sob a forma de triglicerídeos. Atua como isolante térmico, além de proteger o corpo contra choques mecânicos. Envolve órgãos, como por exemplo, o coração, proporcionando acomodação ao movimento de sístole e diástole, além de protegê-lo contra traumas.

Há duas variedades de tecido adiposo:

Tecido adiposo comum, amarelo ou unilocular – cujas células, quando completamente desenvolvidas, contém apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma.

Tecido adiposo pardo ou multilocular – formado por células que contêm numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias.







Referências:
http://www.alunosonline.com.br/biologia/tecido-adiposo/ Acesso em: 07 de junho de 2010.
http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-adiposo.htm Acesso em: 07 de junho de 2010.
☼ JUNQUEIRA, Luiz C. e CARNEIRO, José. Histologia Básica. 10ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara e Koogan S.A.





1 comentários:

Anônimo disse...

A postagem está otima como sempre, que pena que a pessoa que avalia não valoriza nada que nós alunos fazemos, fazer o que né. Bom o blog de voces está excelente, pois está a nível universitário e não a nível infantil como uma pessoa gostaria que fosse.

Postar um comentário